Conceitos

Diferença entre Vegano e Vegetariano- Principais características dos grupos de vegetarianos

Essa deve ser uma das perguntas mais comuns entre aqueles que têm contato com o vegetarianismo ou veganismo pela primeira vez: qual é a diferença entre alguém vegano e vegetariano?

Desde que criei o blog e a página no facebook (clique aqui), muita gente tem questionado a diferença entre vegano e vegetariano, por isso, resolvi fazer essa postagem e acabar com essas dúvidas.

Antes, no entanto, de explicarmos o que há de diferente na dieta e estilo de vida vegetariano, ovolactovegetariano, lactovegetariano, ovovegetariano e vegano (eu sei, parece que compliquei, mas vai ficar mais fácil, prometo), vamos conversar um pouco sobre as razões pelas quais existem todas essas dietas e estilos de vida. Bora?

Bom, a gente acredita que toda forma de vida é importante para o planeta e merece respeito. Quando deixamos de nos alimentar e de utilizar produtos de origem animal, passamos a reconhecer que o ser humano está na Terra com os animais e que esses não estão aqui para nos servir. Ao dizer não para a exploração de animais, estamos também dizendo não para a violência e crueldade contra os animais, não à degradação ambiental (cerca de 80% do desmatamento na Amazônia, por exemplo, ocorre devido à pecuária- leia mais aqui) e não a tudo aquilo que causa danos desnecessários a nossa saúde. É uma escolha pelo caminho do amor, da sustentabilidade e da saúde. Lindo, né não? Se quiser saber mais sobre a minha visão a respeito desse tema, clique aqui. Então, vamos lá: qual é a diferença entre vegano e vegetariano?

1-      OVOLACTOVEGETARIANO:

É possível que você já tenha conhecido alguém que não se alimente de nenhum tipo de animal (bois, porcos, frangos, peixes e etc), mas que coma ovos derivados, leites e derivados. Esses são o que chamamos de ovolactovegetarianos, ou seja, aqueles que não comem carnes (vermelhas ou brancas), mas que permanecem comendo leite de animal, queijos, ovos e derivados.

2-      LACTOVEGETARIANO:

Esses, os lactovegetarianos, foram um passo adiante e também decidiram parar com o ovo, mas continuam comendo leite animal e derivados. Resumindo, não comem animais (aves, porcos, bois, peixes e etc), não comem ovos e derivados, mas consomem laticínios (além de todos os alimentos de origem vegetal, é claro).

3-      OVOVEGETARIANO:

Assim como os anteriores, os ovovegetarianos não consomem animais (porco, boi, peixe, aves, crustáceos e etc). No entanto, os ovovegetarianos consomem ovos e derivados, mas não se alimentam de laticínios (leites, queijos, manteigas de origem animal).

4-      VEGETARIANO:

Os vegetarianos, ou vegetarianos estritos, são segundo a SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira) aqueles que não utilizam nenhum produto de origem animal em sua alimentação (leia mais aqui) e, portanto, aqueles que além de não consumir animais (aves, peixes, bois, porcos e etc), também não consomem ovos, laticínios e derivados.

5-      VEGANO:

Demoramos, mas chegamos (risos). Segundo “The Vegan Society”, o veganismo é um modo de vida que busca excluir, dentro do que é possível e praticado, todas as formas de exploração e crueldade animal para comida, roupas e qualquer outro propósito (leia mais aqui), ou seja, os veganos vão ainda mais adiante e, além de não se alimentarem de nada de origem animal (porco, boi, peixe, aves, crustáceos, laticínios, ovos, derivados e mel), também não utilizam nenhum produto (vestuário, beleza, higiene e etc) que contenha ingredientes e/ou compostos de origem animal.

Ficou mais tranquilo agora? Se ainda restaram dúvidas, dá uma olhada no quadro criado pelo Portal Vista-se com as diferenças entre os grupos de vegetarianos clicando aqui ou, se preferir, me manda uma mensagem aqui.

Anúncios

3 comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.