Saúde Vegana

Saúde no Inverno: que cuidados devemos ter? | MTC

O que precisamos saber sobre esta estação do ano, segundo a MTC (Medicina Tradicional Chinesa), para nos mantermos em equilíbrio e saudáveis. Confira agora os cuidados que você precisa ter com a sua saúde no inverno!

 

O que diz a MTC sobre a Saúde no Inverno e quais cuidados devemos ter?

As Energias Perversas (Calor, Vento, Frio, Secura e Umidade) são consideradas fatores causadores de doenças que agridem os seres com grande frequência. Em cada estação  do ano uma está em proeminência, no Inverso é o frio, que agride o Rim.

Essa é uma estação, segundo a MTC, de introspecção  de recolhimento, de pouparmos energias em todos os aspectos, físico, mental e emocional. Por isso, se não estiver se sentindo tão alegre como no verão ou primavera, por exemplo, não estranhe, está tudo normal. Basta observar a natureza. Nosso corpo, como a natureza, também passa pelo seu processo de adaptação de uma estação para outra.

Fique  atento, pois as depressões de inverno são muito frequentes. Mesmo quando a pessoa não sofre deste tipo de depressão em grande grau, existe uma perda de energia mental associada ao inverno, que se manifesta muitas vezes como uma falta de energia geral. Nestes casos a acupunctura e a terapia floral são extremamente eficazes e conseguem, muitas vezes, resolver o problema.

Os elementos e nossos órgãos…

O Inverno está representado pelo elemento Água, que corresponde ao nosso Rim e Bexiga. É neste elemento que está armazenada nossa essência, tanto a herdada pelos nossos pais (pré natal), quanto à essência que adquirimos com os nossos hábitos de vida (pós natal). Temos que fazer o possível para preservarmos esta essência, pois ela é fundamental para uma longevidade saudável.

No Rim está o nosso Mingmen (portão da vitalidade), força motriz responsável por todos os processos fisiológicos dos demais órgãos ou sistemas. Desta forma, o Rim é o fundamento básico do Yin e do Yang para todos os outros órgãos. Ele alberga o ZHI, a nossa vontade. A vontade, é a manifestação mental mais básica, e resulta da conjunção de todos dos outros órgãos. A vontade e a meditação são as armas da pessoa para transformar o corpo. Uma pessoa sem vontade ou com medo pode, provavelmente, ter sua energia do Rim em desequilíbrio.

Energias no frio…

O corpo com vazio de yang e frio interno é mais provável que seja afetado pelo frio exterior. Assim, quando o frio exterior entra no corpo e acumula sem dispersão, vai prejudicar o yang-Qi o que resulta em frio interior. Este é o caso de pessoas que têm muita tendência para se constiparem, o que resulta da falta de yang e corresponde a um sistema imunológico mais fraco. Mas, mesmo numa pessoa muito saudável o yang pode diminuir, levando-o até à morte, se tiver durante muito tempo exposta ao frio exterior. O tratamento com acupuntura, fitoterapia e hábitos saudáveis podem evitar que o frio se estabeleça no organismo nesta época e assim não adoecemos.

O frio patogênico tem várias características, como  prejudicar o QI (energia) do corpo humano  bloquear ou coagular QI e o sangue nos canais impedindo a sua circulação. Isso gera vários tipos de dor, contração dos músculos, tendões, artérias e veias, o que dificulta a normal circulação do sangue. Um exemplo disso é quando uma pessoa, após ter estado exposta ao ar condicionado ou ventilador, sente uma pontada nas costas ou ombros, ficando com os músculos rígidos.

Dentro disso tudo, qual seria a melhor maneira de se prevenir?

O sabor que beneficia o Rim é o salgado, sempre consumido com equilíbrio, é claro. Cortar de uma forma drástica o sal da alimentação não é aconselhável, já que o Rim requer deste sabor para seu pleno funcionamento. A cor do alimento branco ou preto, também beneficia o Rim. No inverno devemos dar preferência a alimentos mais quentes, pois mantém nosso corpo aquecido de uma forma natural. Dê preferências para legumes e verduras refogados, sopas e caldos.

Evitar…

O ideal é estar sempre agasalhado, evitar o vento direto sobre a pele, evitar os alimentos de natureza fria (natureza fria não significa comida fria). São eles: a berinjela, a cevada e o chá verde (sim, por mais que um belo chá ajude a aquecer, o chá verde também é considerado de natureza fria), por exemplo.

Pontos para Proteger

Uma dica bem importante é proteger alguns pontos do corpo onde tem uma maior probabilidade de ser atacado pelo agente perverso. Um destes lugares é o pescoço (VG 14), por isso que vemos muitos orientais com um lencinho amarrado no pescoço, eles já têm isso introduzido na sua cultura esta sabedoria. Outro ponto é a cintura (VG4 ,VC8, VC4), pois às vezes estamos bem agasalhados, mas o vento ou o frio entra por esta parte do corpo que não está protegida. Por último, os pés: lá temos o nosso R1( 1º ponto do Rim), que pode receber este golpe de frio e penetrar no organismo. Confira outros pontos clicando aqui!

Outra dica bem interessante para manter bem a sua saúde no inverno! Quando sentimos aquele mal-estar inicial de gripe, é quando o agente patogênico inicia sua entrada no nosso organismo através da pele. Neste momento, se suarmos, podemos expelir este agente através do suor e não ficamos gripados. Isso acontece pois ele ainda não penetrou profundamente no nosso organismo. Pratique uma atividade física que faça suar ou faça um escaldas pés, beba um chá quente e se agasalhe bem.

Espero que tenham gostado das dicas e se tiverem dúvidas ficarei feliz em esclarecer.

Ótimo inverno a todos!

Bjus

LEIA MAIS SOBRE O TEMA AQUI!

Maria Cláudia

Acupunturista e Tarapeuta Floral de Bach

Wattsap: (11) 98152-9122

E mail: caubittencourt@hotmail.com

Instagram: @mcbittenco

Conheça minha página no facebook clicando aqui!

Anúncios

um comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.