Saúde Vegana Vegano e Sofia

Cuidando da Saúde da Mulher Através da MTC

A Medicina Tradicional Chinesa tem muito a nos ensinar sobre a saúde da mulher. Confira!

Segundo a Medicina  Tradicional Chinesa, as fases da mulher são as seguintes: Água Celestial (menstruação), Nuvem e Chuva (sexualidade), Amadurecimento do Fruto (gravidez), Mês de Ouro (puerpério ou pós gravidez) e Segunda Primavera (envelhecimento). É preciso compreende-las para manter a saúde da mulher em dia.

Água Celestial

Iniciaremos falando sobre a saúde da mulher através da água celestial, que está relacionada, como conhecemos no ocidente, com a menstruação.

 A Sabedoria Chinesa, que tem aproximadamente 5000 anos e é aceita e reconhecida até os dias de hoje, tem como princípio a observação da natureza para que possamos explicar os fenômenos que acontecem na vida e em especial o que acontece com o nosso corpo.

A escolha do nome Água Celestial é porque o sangue que é eliminado durante a menstruação não é apenas sangue, mas também uma parte da essência (energia) que herdamos dos nossos ancestrais. Essa essência está armazenada no Rim.

A primeira fase do ciclo da mulher tem inicio por volta dos 7 anos de idade, quando o corpo da menina começa a se transformar, para que seja dado inicio ao seu primeiro ciclo menstrual (menarca). Entretanto, como cada corpo é único, esta fase pode ter uma variação, como também acontece nas fases da natureza. O corpo vai se preparando para que, por volta dos 12 anos ocorra, finalmente, a menarca. Essa pode ocorrer precocemente, por volta dos 10 anos ou tardia por volta dos 14 anos.

Para começar a praticar em 3…2…1…

É essencial que as meninas aprendam desde muito cedo a manter alguns hábitos para evitar problemas quando iniciar sua menstruação. Dieta saudável, fitoterapia,  meditação,  QI gong,  acupressão, acupuntura, terapia floral, podem auxiliar no equilíbrio do corpo e da mente.

Durante a menstruação devemos evitar colocar os pés no chão frio, evitar alimentos gordurosos, doces ou sal em excesso. Alimentos apimentados, excesso de bebidas com cafeína, alimentos gelados e crus, natação e absorventes internos também devem ser evitados. Sugere-se ainda não manter relação sexual, não praticar exercícios físicos extenuantes, manter equilíbrio entre o trabalho e o descanso. Enfim, manter o equilíbrio na alimentação e nos hábitos de vida é essencial para a saúde da mulher.

Os cuidados acima mencionados devem acontecer, principalmente, porque o sangue durante a menstruação deve ser eliminado naturalmente. Quando isso não ocorre, pode trazer a mulher os inúmeros problemas que muitas enfrentam neste período, como cólicas, dores de cabeça, cistos ovarianos, etc.

E as atletas?

Mas e as atletas que necessitam praticar exercícios extenuantes e aumentar cada vez mais o sua desempenho, por exemplo? São casos a parte e que, portanto, fogem a regra e muitas destas atletas usam meios para que a menstruação não ocorra e elas consigam realizar seu treino da melhor forma, já outras, deixam de menstruar “naturalmente”.

A razão disso tudo…

Trazendo uma explicação, segundo a visão oriental, o Baço Pâncreas é o responsável pelo controle do sangue nos vasos. Desta forma, quando eu pratico exercícios extenuantes, este órgão precisa aumentar seu trabalho para nutrir os músculos, prejudicando seu trabalho de eliminar o sangue, de uma forma harmoniosa, durante a menstruação.

O contato com o frio faz com que os vasos sanguíneos se contraiam e o  sangue e a energia  não fluam normalmente. A eliminação do sangue depende também do fluxo do QI (Energia), que é coordenado pelo elemento madeira (Fígado e Vesícula Biliar).

Procurar dormir cedo também nos ajuda a beneficiar o fluxo suave do QI do Fígado. Estagnação de energia do Fígado faz com que apareçam os seguintes sintomas: irritabilidade, edema, sensação de bola na garganta, angústia, aumento de peso  e cansaço.

Botão de Lotus

A menina também entra em contato, nesta fase, com o desenvolvimento das mamas, o que chamamos de botão de lótus. As mamas se beneficiam  quando temos um cuidado especial durante a nossa menstruação e mantemos bons hábitos de vida.

Costumo dizer que o fato de precisarmos ter um cuidado maior com os nossos hábitos de vida, principalmente durante a nossa menstruação, não nos torna mais frágeis ou incapazes. Na verdade, nos torna diferentes e especiais, pois depende muito do nosso equilíbrio para que possamos, se for este o nosso desejo, gerar outra vida de uma forma saudável e viver sem dores e desconfortos. E isso, a ausência do sofrimento, é o que a medicina ocidental considera, na grande maioria das vezes, o normal.

Não é normal sentir dores e desconfortos, inclusive durante a menstruação, ou ter a famosa TPM (tensão pré menstrual). Se isto ocorrer, mostra que há algum desequilíbrio no organismo e muitas vezes a alopatia não pode ajudar, chegando a gerar até complicações maiores.

Continuarei escrevendo sobre as fases das mulheres e a saúde da mulher nas próximas postagens, fique atenta!

Espero que tenham gostado e qualquer dúvida ficarei feliz em responder.

Bjus a todas!

Sobre a autora:

Maria Cláudia Bittencourt, pós graduada em Medicina Tradicional Chinesa (Acupuntura) pela Universidade de Mogi das Cruzes e Especialista em Terapia Floral de Bach pelo Instituto Bach da Inglaterra.

Wattsap: (11) 98152-9122

E mail: caubittencourt@hotmail.com

Instagram: @mcbittenco

Conheça minha página no facebook clicando aqui!

Anúncios

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.