Saúde Vegana

Saúde da Mulher – Cuidados Através da MTC

Continuamos nosso estudo sobre a saúde da mulher, segundo a Medicina Tradicional Chinesa. Dessa vez falaremos sobre outras fases: nuvem e chuva, amadurecimento do fruto e o parto.

NUVEM E CHUVA

O termo Nuvem e Chuva é utilizado na MTC (Medicina Tradicional Chinesa) para nomear a fase da sexualidade. A secreção que a mulher elimina no ato sexual é chamado de nuvem e o sêmen que o homem elimina é a chuva.

Ter uma vida sexual em harmonia, onde há a troca das energias Yin e Yang, é essencial para a saúde do corpo e da mente, a falta dele leva ao vazio da mente e dos sentidos. Segundo a MTC não devemos inibir esta energia, mas não devemos permitir também que ela saia do nosso controle.

A essência da mulher procede do Yin, sendo assim ela é o veículo da receptividade, que lhe dá a possibilidade de concepção (exclusivo do Yin).

Uma das formas naturais de manter esta energia em plena harmonia é realizar a meditação da órbita cósmica, pois ela mantém o fluxo da energia e contém o processo de envelhecimento.

Segundo o NEI JING, um clássico da MTC, a energia que procede da mãe é fundamental, e a energia que procede do pai é secundária, mas o fundamental se sustenta no secundário.

AMADURECIMENTO DO FRUTO (Concepção)

Se for o desejo da mulher conceber um filho, ela deve saber que a concepção depende do funcionamento do Rim e do Sangue, que com o QI (Energia) e a Essência nutre o feto.

A FECUNDAÇÃO

A fecundação é a união da Energia Celeste (Yang) e Energia Terrestre (Yin), não sendo somente a união do espermatozoide e do óvulo, existem outras energias e condições que precisam estar presentes em harmonia, para possibilitar o desenvolvimento do novo Ser.

Após a fecundação a MTC indica evitar a relação sexual antes do 3º mês de gravidez e depois do 7º mês, pois o Rim e Fígado ainda não estão fortalecidos.

Bons hábitos de vida e os tratamentos naturais, como a Acupuntura e a Terapia Floral, também podem ter um papel importante para o sucesso antes e pós gravidez.

O Acupunturista através do seu tratamento irá trabalhar, principalmente, a essência da mulher e se for necessário a essência do homem.

O útero é uma víscera extraordinária, sua irrigação energética é irrigada pela essência dos Rins através dos vasos maravilhosos:

  • Du Mai (VG): posterior
  • Ren Mai (VC): anterior
  • Chong Mai: centro

Durante a gravidez as condições energéticas da mãe mudam, os órgãos e vísceras ficam mais vazios, pois parte da energia vai para o feto, o cérebro também fica com menos XUE (Sangue) e menos QI (Energia).

Através da boa alimentação e respiração da mãe é propiciado as condições de expansão do Jing (Essência) ancestral, o que beneficia mãe e bebê.

O PARTO

Recomenda-se estar acompanhada de um profissional de confiança que possa dar a tranquilidade que a mulher ou os pais precisam em relação ao parto. Buscar ter o conhecimento da fisiologia do parto e participar ativamente (Energia Yang) é se suma importância.

Não devemos nos esquecer que o parto é um processo natural, que em raros casos é necessário realizar uma cesariana.

Por isso, as doulas, mulheres que dão suporte físico e emocional a outras mulheres antes, durante e após o parto, que podem auxiliar, e muito,  nestes momentos. Elas podem promover o relaxamento  para o posicionamento do útero, exercício de visualização, etc.

Ainda temos mais duas fases da vida da mulher, continuarei escrevendo sobre elas nas próximas postagens, fique atenta!

Espero que tenham gostado e qualquer dúvida ficarei feliz em responder.

Bjus a todas!

Sobre a autora:

Maria Cláudia Bittencourt, pós graduada em Medicina Tradicional Chinesa (Acupuntura) pela Universidade de Mogi das Cruzes e Especialista em Terapia Floral de Bach pelo Instituto Bach da Inglaterra.

Wattsap: (11) 98152-9122

E mail: caubittencourt@hotmail.com

Instagram: @mcbittenco

Conheça minha página no facebook clicando aqui!

 

 

 

Anúncios

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.